Exmo. Senhor

Presidente da Comissão de Trabalho e Segurança Social

Assunto – Refinaria da GALP em Matosinhos

 

Foi anunciada nos últimos dias a intenção da GALP de encerrar a atividade da Refinaria de Matosinhos, colhendo o país de surpresa.

Esta decisão tem implicações várias imediatas, incluindo o fim da produção de determinados produtos que não será possível replicar em Sines, e nomeadamente efeitos muito nefastos ao nível da economia local e do emprego direto e indireto de 1500 trabalhadores.

Esta decisão por parte de uma empresa na qual o Estado ainda é um acionista de referência e onde detém uma participação de capital com expressão, sugerem a existência do conhecimento e responsabilidade específica do Estado face a esta decisão.

No sentido de esclarecer o envolvimento do Estado nesta decisão, não isenta de consequências negativas para o emprego e para a economia local, de uma região particularmente afetada já com a pandemia, é urgente ouvir os membros do governo com a tutela do trabalho e da economia.

Nestes termos, e ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, vem o Grupo Parlamentar do PSD requerer a Vossa Excelência as necessárias diligências no âmbito desta Comissão a que V. Exa preside, no sentido de serem ouvidos em conjunto com a Comissão de Economia, a senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o senhor Ministro da Economia e da Transição Digital.

 

Lisboa, 8 de janeiro de 2021.

Os Deputados,
Clara Marques Mendes
Helga Correia
Carla Barros

©2021 PSD Matosinhos

Política de Privacidade - Avisos Legais

Web Designer - Mario Rocha

CONTACTE-NOS

Envie um pedido de contacto, e será respondido logo que possivel. Obrigado

Sending

Log in with your credentials

Forgot your details?