O PSD de Matosinhos entendendo os tempos difíceis em que vivemos considera imperativo que comecemos, todos, a pensar em como vamos minorar os efeitos desta pandemia, nomeadamente os efeitos na economia e no emprego.

Há setores mais atingidos do que outros. Tal como há setores melhor preparados para investir em meios e formas de reorganização das suas atividades e de retoma do negócio e de clientes. Um dos setores mais atingido pela crise económica que vivemos é o da Restauração.

O setor da Restauração desempenha em Matosinhos um papel relevantíssimo. É, sem sombra de dúvida, a montra do Concelho de Matosinhos.

Mas muitas da empresas, talvez a sua esmagadora maioria, não têm meios para se prepararem para os novos desafios de atração de clientes no respeito de regras de distanciamento social dando garantias efetivas de segurança aos seus clientes.

A Câmara Municipal de Matosinhos tem a obrigação e os meios para apoiar as empresas do setor da restauração, no sentido da retoma do negócio e da preservação dos postos de trabalho.
Do ponto de vista económico tem um peso muito grande nas receitas diretas e indiretas que gera.
Do ponto de vista do emprego, é responsável por milhares de empregos.

Assim o PSD propôs à Camara Municipal de Matosinhos através dos seus autarcas a criação e desenvolvimento de um programa de apoio ao setor da Restauração em Matosinhos, nos seguintes termos:

1º – Que a Câmara Municipal de Matosinhos, através dos seus próprios serviços e em ligação com empresas especializadas do setor, conceba, produza, e instale, a custo zero para as empresas de restauração, equipamentos de separação/proteção das mesas, tais como placas de acrílico, ou outro material adequado, que garantam a separação social de clientes de uma mesa para outra.

2º – Que a Câmara Municipal de Matosinhos, diretamente ou por recurso a empresas externas, proceda, a expensas suas e custo zero para as empresas do setor da Restauração, desinfeções periódicas dos estabelecimentos de Restauração, pelo menos uma vez por semana para cada estabelecimento, desejavelmente duas vezes por semana para cada estabelecimento.

3º – Que a Câmara Municipal de Matosinhos atribua aos estabelecimentos de Restauração que adiram à colocação dos separadores/protetores das mesas e à desinfestação um certificado que reconheça a existência, naquele estabelecimento, de condições de segurança e de salubridade em matéria de COVID 19.

4º – Que a Câmara Municipal de Matosinhos promova e desenvolva, a expensas suas, com custo zero para as empresas de Restauração, uma campanha de divulgação e promoção, pelo menos na Área Metropolitana do Porto, da Restauração em Matosinhos, com especial enfase nas condições de segurança e de salubridade em matéria de COVID 19.

Pelo PSD de Matosinhos
Bruno Pereira

 

©2020 PSD Matosinhos

Política de Privacidade - Avisos Legais

Web Designer - Mario Rocha

CONTACTE-NOS

Envie um pedido de contacto, e será respondido logo que possivel. Obrigado

Sending

Log in with your credentials

Forgot your details?